Conversational Marketing é uma abordagem de marketing que se concentra em interações em tempo real com clientes e prospects por meio de canais de comunicação, tais como chatbots, mídias sociais, mensagens instantâneas e outros aplicativos de mensagens.
O objetivo é fornecer uma experiência personalizada e engajadora para os usuários, permitindo que eles se envolvam com a marca de maneira mais natural e significativa.
O marketing conversacional está entrando no repertório da área de Marketing, lançando novos parâmetros para o relacionamento com o cliente. Espera-se que, em pouco tempo, o método ganhe espaço em todas as etapas da jornada de compra, transformando de maneira ainda mais profunda as formas de vender e se relacionar (fonte: Salesforce).
Neste post vamos entender o que é Conversational Marketing e como essa tendência pode ser uma solução para o seu negócio.
O que é Conversational Marketing?
Ao contrário do marketing tradicional, que se concentra em campanhas e anúncios estáticos, o Conversational Marketing é mais dinâmico e orientado para o cliente. Ele utiliza a inteligência artificial e a automação para permitir que as marcas se comuniquem com os clientes em tempo real e em plataformas onde eles estão mais presentes, tais como o Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram.
Com o Conversational Marketing, as marcas podem obter uma compreensão mais profunda das necessidades e preferências dos clientes e responder a elas de forma mais eficiente. Os chatbots, por exemplo, podem ser programados para oferecer suporte ao cliente, responder perguntas frequentes, fazer recomendações de produtos e muito mais, sem a necessidade de interação humana.
Por que o Conversational Marketing é tendência para 2023?
Os brasileiros se acostumaram a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e a fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp. Se isso facilita muito a vida do consumidor, pode complicar a rotina da empresa caso ela não esteja preparada.
Assim, a utilização de chatbots e automações de atendimento podem ser a solução ideal para esse cenário.
O Conversational Marketing trata disso e ainda permite criar conversas que reforçam e criam vínculos entre clientes e empresas. Por exemplos, você pode criar fluxos humanizados de mensagens que ajudam de fato seus leads e clientes a resolverem seus problemas com as soluções oferecidas pelo seu negócio (fonte: Resultados Digitais).
Quais são as principais características do Conversational Marketing?
Como foi abordado, o Marketing Conversacional é uma estratégia de marketing que se concentra em construir relacionamentos mais próximos e pessoais com os clientes, usando conversas em tempo real em vez de anúncios unilaterais.
Assim, ao invés de, simplesmente, empurrar mensagens de marketing para os clientes, o marketing conversacional é uma abordagem mais interativa e orientada para a conversa, na qual as empresas procuram envolver os clientes em diálogos relevantes e significativos.
Veja quais são as principais características do marketing conversacional:
- Personalização: permite que as empresas personalizem suas mensagens e interações com os clientes, levando em consideração suas preferências, histórico de compras e comportamento online.
- Interatividade: envolve diálogos bidirecionais entre a empresa e o cliente. Isso significa que a comunicação é mais dinâmica e envolvente, o que ajuda a construir um relacionamento mais significativo com os consumidores. Essa abordagem também permite que as empresas obtenham feedback valioso dos clientes e ajustem suas estratégias de marketing com base nesse feedback.
- Humanização: trata-se de uma abordagem mais humana e autêntica. As conversas em tempo real permitem que as empresas se comuniquem de maneira mais natural e pessoal com seus clientes, o que ajuda a humanizar a marca.
- Automação: embora o marketing conversacional envolva diálogos personalizados em tempo real, muitas vezes é possível automatizar partes desse processo. Isso é feito por meio de chatbots e outras ferramentas de automação que podem iniciar conversas com os clientes, fornecer respostas a perguntas comuns e direcionar os clientes para os canais de comunicação mais apropriados.
- Multi-canal: O marketing conversacional não se limita a um único canal de comunicação. Ele pode ocorrer em vários canais diferentes, tais como redes sociais, SMS, e-mail, chat ao vivo e outros. Isso permite que as empresas se comuniquem com os clientes por meio do canal de sua escolha e atendam às suas preferências de comunicação.
Desta forma, o marketing conversacional é uma abordagem mais humana e bidirecional que pode ajudar as empresas a aumentar a lealdade e o engajamento dos clientes, melhorar a percepção da marca e, em última análise, impulsionar as vendas.
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