
Toda empresa almeja alcançar o seu cliente ideal para converter em vendas e crescer gradativamente, não é mesmo?! Mas nem todas as empresas entendem que atrair leads qualificados é essencial para toda essa jornada.
Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é o lead qualificado, como atrai-lo e a sua importância para o desenvolvimento de uma empresa com mais resultados positivos.
O que é um lead?
Basicamente, um Lead é uma oportunidade de negócio para uma empresa.
Exemplo: quando uma pessoa entra em contato com uma empresa através de fornecimento de dados e meios de contatos, ela se torna um lead. Porém, para ser um lead qualificado é preciso mais que isso, conforme orienta o Hubspot.
Então, o que é um lead qualificado?
Um lead qualificado deve ter interesse em compra e, portanto, faz parte do público-alvo da empresa. De forma rápida, um lead qualificado é uma pessoa que apresenta todas os traços de um cliente ideal.
Já que o lead qualificado tem um interesse em compra, isso quer dizer que ele já apresenta uma forte inclinação para fechar negócio com a empresa.
Como identificar um lead qualificado?
Descobrir se um lead é qualificado pode não ser tão difícil assim. Por exemplo, através do preenchimento de formulários com seus dados, a partir daí é possível uma análise e alinhamento dos critérios com os objetivos e personas de cada negócio.
Quais critérios analisar para definir um lead qualificado?
De acordo com a Zendesk, existem 4 critérios para determinar se um lead é qualificado, sendo:
- Grau de interesse: é fundamental entender se a pessoa que forneceu os dados tem um grau alto, médio ou baixo de interesse em aquisição do produto ou serviço;
- Perfil do prospect: por meio desta análise é possível evidenciar aqueles leads que estão procurando a solução que você oferece e focar neles;
- Potencial financeiro: é importante entender se o lead em questão está disposto a pagar o valor do serviço ou produto da empresa e, principalmente, têm a condição financeira para isto;
- Calcular o timing: delimite os leads qualificados que já estão preparados para adquirir a solução da empresa naquele momento.
Como qualificar os leads?
É fundamental entender o perfil da empresa e, novamente a intenção de compra. Mas é importante explicar que essas duas métricas devem ser analisadas juntas e não individualmente para que resultados sejam gerados, conforme o Resultados Digitais.
Portanto, para qualificar um lead basta entender em qual etapa ele se encontra nas análises mostradas anteriormente. Ou seja, em qual nível de aprendizagem este lead se encontra.
Quanto maior a comunicação e mais profunda ela for entre o lead e a empresa, maior a probabilidade deste lead estar qualificado e firmar negócios.
Os bons leads qualificados são clientes ideais que já estão com uma intenção muito clara de compra e no momento correto desta compra.
Ainda existem os leads qualificados que estão em fase de preparo, ou seja, têm a intenção de compra, mas estão no momento errado para isto, podendo ser estimulado através da educação e do marketing daquela empresa.
Por outro lado, existem os leads que não estão qualificados, precisando assim de mais tempo e maturidade para abordá-los novamente.
Qual a importância de um lead qualificado?
Segundo o Think With Google, “leads qualificados são um benefício de mão dupla”, pois a empresa terá um ROI (retorno de investimento) maior e o cliente terá um produto ou serviço que soluciona a dor dele.
Além dos leads reconhecerem o real valor do produto ou serviço, existem outros pontos que um lead qualificado precisa ter, como:
- Uma relação mais intensa e verdadeira entre empresa e cliente;
- Maiores conversões, pois estas pessoas já estão nutridas de informações suficientes para tomadas de decisões.
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