Muita gente já deve ter se perguntado: “Como saber se é hora de refazer o site da minha empresa?”. Obviamente que criar um site para um negócio requer investimento e tempo. E, muitas vezes, ficamos apegados a um projeto que já não traz resultados ou está obsoleto.
Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender quando é necessário pensar em refazer o site institucional da organização.
Refazer site: tipos mais comuns de reformulação
Há vários tipos de reformulação de site institucional: algumas são bem pontuais e simples. Porém, outras envolvem mais tempo e um time técnico mais especializado.
Vamos ver as principais formas de refazer site:
- Ajustes pontuais: como revela o próprio nome, pouca coisa será feita no site atual, como pequenas alterações;
- Implementação de melhorias: aqui o trabalho consiste em manter o site como está, mas com novas funcionalidades que visam melhorar o projeto inicial em algum aspecto;
- Refatoração / refactoring: é o trabalho que mantém o layout do projeto atual e aperfeiçoa o código e a área de administração;
- Reforma / redesign: aqui o objetivo é melhorar o projeto atual. No geral, mantém-se apenas a identidade visual com uma nova estrutura. Também pode envolver refatoração;
- Site novo: em um site novo, praticamente tudo do projeto atual é descartado (menos o conteúdo, identidade visual e, eventualmente, a logomarca).
E quando devo reformular o site da minha empresa?
Sua empresa tem um site, feito no passado e que houve um investimento e esforço, não é mesmo?! Muitas vezes, pode dar até um aperto no coração, porém precisamos ser diretos: em algum momento, será necessário SIM reformular o site institucional do seu negócio. Os principais motivos são:
Mudança de identidade, de negócio ou atuação
Quando houver uma mudança na identidade da empresa, novo negócio ou uma nova frente de atuação, é indicado fazer uma nova reformulação no site para que ele transmita essa mudança ou esta nova fase.
Aproveite essa necessidade e atualize seu site para algo mais moderno e dinâmico.
Recursos ultrapassados e tecnologia obsoleta
Refazer o site da sua empresa permite a implementação de recursos novos e a eliminação daqueles que não funcionam mais ou estão obsoletos. Por exemplo, ter um site responsivo, atualmente, é um dos critérios fundamentais para ter um bom ranqueamento no Google.
Além disso, um outro ponto importante é atualizar para um modelo de navegação mais intuitivo para o usuário / potencial cliente.
Quando o site não alcança os resultados esperados
Certamente a criação do site da sua empresa tem um propósito vinculado ao seu negócio, seja o aumento de visitas para a geração de leads, para servir como fonte de informação para potenciais clientes ou, até mesmo, para as vendas.
Quando o seu site não alcança os resultados esperados para ele, obviamente é um dos sinais de que ele precisa ser refeito. Um site institucional não pode ser algo “só para sua empresa ter”: ele precisa gerar resultados tangíveis para o negócio.
Vai refazer o site da sua empresa? Deixe com a gente. A Tague tem mais de 10 anos no mercado criando soluções digitais que ajudam nossos clientes a atingirem um novo patamar de resultados!
Somos formados por um time diverso, multidisciplinar, arrojado e experiente com o objetivo de entregar as melhores estratégias e soluções para os negócios dos nossos clientes e parceiros.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à Gestão, Marketing Digital, Tecnologia e muito mais? Acesse o nosso blog de negócios e mantenha-se atualizado.