Toda empresa necessita de um planejamento estratégico para desempenhar com performance o seu objetivo. Para auxiliar e facilitar este processo existem indicadores específicos para cada departamento, chamadas KPIs.
Os KPIs são de extrema importância para o planejamento estratégico, pois ajudam a manter a qualidade da gestão e tomar decisões certeiras para alcançar os objetivos determinados.
Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é KPI, qual a sua importância e compreender como usá-los de maneira mais estratégica.
O que é KPI?
KPI (Key Performance Indicator) são Indicadores-Chaves de Performance. É uma ferramenta de gestão utilizada como estratégia dos indicadores mais importantes da empresa.
Conforme o Resultados Digitais pontua, com estes indicadores é possível acompanhar e gerenciar o nível de desempenho das estratégias, entendendo como está o desempenho da empresa e traçar metas concretizáveis.
Esses indicadores ajudam diversas áreas da empresa, tais como: RH, Vendas, Marketing e, até mesmo, Finanças. Eles são as principais métricas que uma empresa precisa para entender onde está e para onde quer ir.
Conforme o IBE explica,para um KPI ser eficiente ele deve ser:
- Mensurável: para facilitar a compreensão, os dados são, preferencialmente, apresentados em forma de porcentagem ou números inteiros;
- Periódico: um KPI deve aparecer e ser analisado em períodos constantes para mensurar melhor o seu desempenho;
- Fácil compreensão: esses dados são informados a diversos colaboradores da empresa, por isso devem ser simples e práticos de serem explicados e compreendidos.
Qual a importância dos KPIs para uma empresa?
A maior importância do uso dos KPIs é conhecer melhor a organização gerenciada. Conhecendo melhor o negócio, consequentemente, é possível prevenir problemas ainda no planejamento e reparar os detalhes necessários para seguir em frente.
O objetivo do KPI é diagnosticar os erros e os acertos das estratégias aplicadas para que, assim, a empresa consiga realizar e avançar com suas metas.
Outro benefício, mesmo que indiretamente, do uso destes indicadores é a inclusão e participação de todas as pessoas envolvidas no projeto, independentemente da hierarquia do cargo, estimulando a busca constante por melhorias.
KPI é o mesmo que métrica?
Não. Uma métrica é apenas um dado que foi quantificado, mas não tem necessariamente uma relevância. Já os KPIs são indicadores importantes na tomada de decisão.
Portanto, uma métrica só se torna um KPI quando adquire significância para o desempenho e desenvolvimento do negócio.
Como organizar e classificar os KPIs
Conforme orienta o Portal Neil Patel, independentemente do que esteja medindo é importante entender como aquele indicador está ligado aos objetivos da empresa.
Por isso os KPIs podem ser categorizados em:
- Indicadores Estratégicos: relacionam-se com os objetivos planejados como, por exemplo, o faturamento bruto da empresa;
- Indicadores Táticos: são importantes para entender se a empresa está próxima de realizar seus objetivos, como o faturamento por canal de vendas;
- Indicadores Operacionais: avaliar o desenvolvimento da rotina, levando em consideração os dois primeiros indicadores, como o tempo gasto para geração de lead.
Exemplos de KPIs
Existem inúmeros indicadores que podem ser analisados, mas os principais e mais conhecidos são:
- ROI (Retorno sobre o Investimento): analisar se a empresa ganhou ou perdeu com um investimento;
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC): utilizado para entender o quanto a empresa está pagando para conquistar cada cliente dela;
- Taxa de turnover: este é um KPI muito utilizado pelo RH para identificar a taxa de rotatividade de funcionários na empresa e, assim, entender se há uma má gestão acerca deste acontecimento.
- Ciclo Médio de Vendas: calcula o tempo médio que para que uma nova venda seja realizada.
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