Todo mundo que conhece um pouco de marketing digital já ouviu falar do impulsionamento de postagens (ou patrocinados), como forma de conseguir mais resultados. Contudo, apesar de parecer bem fácil, como tudo na internet, a realidade mostra outra coisa. Temos que ficarmos espertos para não cair em nenhuma armadilha e achar que fazendo de qualquer jeito é possível garantir resultados efetivos.
Mas na prática, o que é o impulsionamento e como ele funciona? É conceitualmente bem simples e vamos te dar um breve resumo.
De forma clara e objetiva, com o impulsionamento você paga para as pessoa verem a sua postagem. É possível determinar o público a partir de faixa etária, localização, gênero e interesses. Depois disso é necessário colocar o tanto que você quer investir, e durante quanto tempo a publicação deve permanecer impulsionada. Chegando no limite do orçamento, é cortado o impulsionamento.
Uma coisa que deve ficar clara, é que essa estratégia funciona especificamente para obter mais impacto sobre uma postagem. Por outro lado, se você procura ganhar mais conversões, ou seja, para fazer com que as pessoas comprem seu produto ou adquiram o seu serviço, é mais interesse desenvolver uma campanha com anúncios patrocinados.
A utilização dos dois é bem diferente principalmente por causa do planejamento. Geralmente na campanha, o seu departamento de marketing define um objetivo específico, fazendo com que ela seja um verdadeiro anúncio.
Já o impulsionamento serve mais para conseguir alcance, seja como forma de posicionar a sua marca, ou para que sua marca seja mais vista, e consequentemente, tenha mais presença no mundo digital.
De forma resumida, é possível definir quatro benefícios que sua marca tem ao impulsionar as suas publicações:
Você pode colocar qualquer uma dessas quatro como objetivo, mas você ainda assim terá um impacto nas outras três áreas. O impulsionamento pode ser uma ótima estratégia, basta ter uma equipe qualificada e um bom motivo para fazer uso dela.