Assim como a preocupação com o meio ambiente cresce nos discursos políticos em todo o mundo, também os negócios passam a explorar cada vez mais as ações sustentáveis.
A oferta de fontes alternativas de energia é uma dessas tendências, movimentando diferentes empresas, com portes variados, direta e indiretamente.
Em 2020, segundo previsão da consultoria americana Tech Cast, os negócios sustentáveis devem movimentar cerca de 10 trilhões de dólares em todo o mundo.
Mas já foi dada a largada para as boas oportunidades.
Serviços de entrega de bicicleta, por exemplo, estão cada vez mais populares e têm demanda em todas as cidades.
Nessa jornada, o empreendedorismo consciente pode fazer bem para o meio ambiente e para o seu bolso.
Com o setor de nutrição, acontece movimento semelhante ao do meio ambiente. Cada vez mais, as pessoas se interessam pelo assunto e procuram alternativas que ofereçam mais saúde no prato.
Serviços de alimentação destinados a públicos específicos ganham força. E a boa notícia é que esse é um campo farto a explorar, com inúmeras alternativas e possibilidades de inovar.
Uma opção com baixo custo inicial é a entrega de marmitas fit, um prato cheio para quem busca se alimentar melhor sem passar horas preparando a comida.
Nesse caso, vale a pena usar sua rede de contatos no WhatsApp para dar a largada.
Também no esforço por mais saúde, em complemento à alimentação, a atividade física tem se modernizado para atender às demandas de um público de tempo escasso.
A dica de negócio lucrativo para esse setor pode estar nos aplicativos para smartphones que permitem monitorar exercícios e medir calorias, entre outras funções.
Cursos online que ensinam como praticar determinada atividade (pular corda, por exemplo) também são alternativas interessantes.
Nessa mesma linha, investir em projetos de conteúdo, como sites e mídias sociais focadas em nichos específicos de saúde, fazem sentido e podem propiciar bons retornos no longo prazo.
Que toda mulher quer se sentir bonita, todo mundo já sabe. E a concorrência nesse setor é altíssima. Por isso, quem busca ideias de negócios próprios para investir pode voltar suas atenções ao público masculino: sim, homens andam cada vez mais vaidosos.
Uma tendência é apostar nesse mercado de cosméticos, com produtos especialmente pensados para eles. Há alguns anos, o Brasil ocupa o segundo lugar em faturamento no setor, e o os números positivos só crescem.
Se você ainda não percebeu, seus pais e avós passam bem longe daquela falsa ideia de velhinhos sentados no sofá. Quando a aposentadoria chega, há algum conforto financeiro e muito tempo livre e disposição para viver.
Essa energia toda dá ao público da terceira idade um potencial consumidor impressionante.
Eles querem viajar, se vestir bem, experimentar novas emoções e ter muita saúde. Qual solução você quer oferecer a eles?
Projetos que visem à qualidade de vida dos idosos, quem sabe? Um aplicativo que permita a conexão entre diferentes pessoas para a marcação de caminhadas, por exemplo.
Ou um grupo de exercícios físicos ao ar livre que contemple com atenção esse público. Enfim, as possibilidades de empreendedorismo nessa área são inúmeras.
Falamos do público experiente, mas e os mais jovens? O que eles desejam? Diversas pesquisas têm deixado algumas pistas: eles gostam de ofertas e descontos, valorizam negócios socialmente responsáveis e são majoritariamente acessados por mídias sociais.
O empreendedor que for criativo ao oferecer produtos e serviços para a chamada geração Millennial (e todas as que vêm por aí) tem tudo para sair ganhando.
Quer um exemplo? Que tal um negócio de venda de artigos de moda sustentável a preços baixos pela internet?
Um bazar itinerante que reúna produções locais de artesanato e moda? Esse é um modelo de empresa que atende às três dicas relacionadas ao comportamento jovem que acabamos de citar.
Há uma curiosidade que é quase uma certeza para quem dá agora os primeiros passos no empreendedorismo: em algum momento, o mundo virtual fará parte da sua empresa.
O comércio eletrônico já não é mais uma tendência, mas uma realidade que só cresce – e assim deve ser nos próximos anos.
Mas as possibilidades do meio online vão muito além da revenda de produtos.
A oferta de serviços remotos vem se tornando cada vez mais atrativa, especialmente envolvendo consultoria e treinamento.
Como cresce o número de empresas adeptas do home office, a capacitação não presencial se torna um mercado promissor.
As pessoas, de modo geral, amam bichos. E esse amor só vem crescendo.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2017, o setor faturou R$ 20,3 bilhões.
A quantidade de produtos e serviços voltados aos bichos de estimação cresce a cada ano.
O que começou com serviços de banho e tosa, roupas, acessórios e produtos de beleza, evoluiu para hotéis, pet sitter (que cuida dos animais em suas casas) e dog walker (que passeia com eles).
Na onda da tecnologia, também crescem as soluções em aplicativos para dispositivos móveis voltados aos pets. Para quem tem uma boa ideia, não é difícil iniciar um negócio lucrativo.
No primeiro trimestre de 2018, a receita do setor de franquias teve crescimento nominal de 5,1% na comparação com o mesmo período de 2017.
As receitas tiveram elevação de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões, de acordo com da Associação Brasileira de Franchising.
Além do bom momento, começar a empreender com com um modelo de negócio sólido e uma estratégia bem definida reduzem o risco de falência.
É claro que também há pontos fracos, como a pouca flexibilidade e a quase impossibilidade de inovar, mas é possível abrir a sua empresa com um investimento inicial a partir de R$ 1 mil apenas.
Outro ponto interessante é que há opções para todos os gostos e bolsos nesse tipo de empreendedorismo.
Muitas das tendências listadas neste artigo aparecem também entre as possibilidades de franquia.
Fonte: jornalcontabil.com.br