O dia do consumidor, que acontece dia 15 de março é uma das melhores datas do primeiro semestre do ano para os negócios. Por isso, aproveite essa data para programar ações que podem aumentar seu faturamento nos canais de vendas, seja na sua loja física ou e-commerce.
O Google realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população. Segundo o levantamento, 35 milhões de consumidores brasileiros já conhecem o Dia do Consumidor. Além disso, a pesquisa informa também que 73% das pessoas começam a pesquisar promoções até uma semana antes da data.
Este cenário positivo indica que o Dia do Consumidor pode ser considerado como a segunda Black Friday do ano, e para aproveitar esse momento, nós preparamos algumas dicas para você fazer uma estratégia de vendas online e offline nesse período tão importante:
Muitas empresas se preparam para atender à demanda oferecendo promoções e descontos. Para isso, é importante avaliar quais serão seus investimentos e o que você poderá obter de retorno para que a oferta se torne uma vantagem para ambos os lados da negociação.
Uma das estratégias mais utilizadas nos últimos tempos é oferecer desconto para valores preestabelecidos: ou seja, após adquirir X reais em produtos, o cliente ganhará X% de desconto em um produto específico ou no valor final. Dessa forma, a empresa consegue reter esforços e, consequentemente, manter mais controle sobre o retorno do investimento.
A data já fala por si só: é Dia do Consumidor! Agrade-o oferecendo benefícios exclusivos. Aproveite sua base de e-mails de clientes que já compram da sua marca para se comunicar de forma mais direta, agradecendo pela preferência e mostrando a preocupação em tê-lo sempre por perto.
Essa estratégia é uma ótima oportunidade para fidelizar e reter clientes, uma vez que você demonstra um atendimento diferenciado para aqueles que acompanham e compram seus produtos.
Use toda a sua criatividade para criar frases cativantes e persuasivas na divulgação das promoções. São elas que irão convencer o público a comprar seus produtos ou adquirir seus serviços. Portanto, invista no bom humor e valorize os diferenciais do seu negócio.
Outra dica útil é caprichar nos anúncios, pois eles representam o primeiro contato dos clientes com o seu produto, então devem ser claros, informativos e completos. Tenha atenção principalmente com os títulos, descrições e imagens utilizadas.
A concorrência entre as marcas fica muito mais acirrada durante datas comerciais. Visando atrair o maior número possível de clientes, as empresas usam estratégias agressivas, incluindo o alto investimento em campanhas de divulgação, reforçar a presença na internet permite que a marca ganhe visibilidade e alcance novos públicos.
Por essa razão, recomendamos que você invista na divulgação das promoções durante datas como Dia do Consumidor. Utilize as redes sociais para promover as ofertas e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial das mídias digitais pagas, como Facebook Ads e Google Ads. Confira a matéria por que anunciar no Google Ads?
Permita que seus clientes entrem em contato para tirar dúvidas ou solicitar auxílio durante a campanha de Dia do Consumidor, é necessário que alguém esteja disponível quando eles solicitarem informações referentes a produtos e serviços.
É importante lembrar que em datas como essas, a tendência é que seus meios de atendimento recebam mais solicitações do que o comum e, por isso, é necessário estar disposto a atender qualquer pedido.
Além de canais privados, é de suma importância monitorar todas as notificações de seus canais, como redes sociais, chats e e-mails, pois a falta de monitoramento pode gerar desinteresse e insatisfação por parte do consumidor. Portanto, seja ágil, rápido e transparente para obter um retorno satisfatório.
Gostou das dicas? Que tal começar a colocar em prática? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo 😀