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Como vender mais usando as Redes Sociais?

Sabemos que o objetivo principal de todo negócio é a venda, não é mesmo?! Seja através da venda física ou venda online, definir estratégias comerciais é essencial para que o negócio consiga conquistar, diariamente, novos clientes.

Na última década, a venda online tem se tornado uma alternativa viável para diversos negócios e nos mais diferentes segmentos. E, neste contexto, as redes sociais têm adquirido um papel extremamente relevante.

Por quê? Porque cada vez mais as redes sociais tomam conta da vida das pessoas (e, obviamente, dos nossos negócios).

Pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, 81% da população com mais de 10 anos tinha internet em casa (fonte: Agência Brasil). Ou seja, são dezenas de milhares de pessoas conectadas no ambiente online.

Além disso, para elucidar o quanto o brasileiro está conectado: uma pesquisa da We Are Social (2021) revelou que o brasileiro passa mais de 10h na internet por dia.

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos falar sobre as principais redes sociais, as vantagens da sua empresa estar posicionada de maneira estratégica neste ambiente e explicar um pouco mais sobre impulsionamento.

Principais redes sociais

De acordo com o Relatório Digital 2022 April Global Statshot,  em relação aos dados de abril de 2022, os brasileiros passaram, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais. Ah, e a tendência é que, no decorrer do ano, esse tempo fique ainda maior.

E quais são as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros?

WhatsApp

WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros.

O relatório Digital 2022: Brazil apontou que 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp. Isso equivale a 165 milhões de usuários.

Principais vantagens para as empresas:

  • venda e comunicação direta: converse diretamente com os seus clientes e venda pelo próprio aplicativo;
  • mensagens personalizadas: é possível enviar respostas instantâneas sobre o horário de funcionamento e mais dúvidas sobre o seu negócio;
  • lista de clientes: crie listas com diferentes tipos de clientes para mandar mensagens personalizadas para um grande número de pessoas.

Facebook

Facebook é a 2ª rede social mais usada no Brasil, com 116 milhões de contas ativas.

E como uma empresa pode usar o Facebook de maneira estratégica para os negócios?

  • Gerenciamento de campanhas e estratégias comerciais: é possível fazer análises detalhadas de marketing e desempenho de cada campanha criada na rede social;
  • Grupos: podem ser vinculados à fanpage e passaram a ter mais relevância na rede social. É possível engajar a audiência por meio de discussões e webinários exclusivos, por exemplo.

Instagram

Instagram, de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, é a 3ª rede social mais usada no Brasil,  com 122 milhões de usuários.

Vantagens do Instagram:

  • divulgação e anúncios: é possível divulgar os seus produtos e criar anúncios pagos, ganhando mais alcance;
  • recurso de loja: ferramenta para atrelar a sua loja online e vender muito mais diretamente pelo Instagram.

TikTok

TikTok é, atualmente, uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades e empresas.

relatório We Are Social e Hootsuite pontuou que há 73,5 milhões de contas no Brasil.

Independentemente de qual seja a rede social, de acordo com a Conta Azul, existem diversas vantagens em vender por essas redes. Dentre os principais benefícios em vender pelas principais redes sociais, tais como Facebook e Instagram, destacam-se:

  • Redução do ciclo de vendas;
  • Ganho de visibilidade para a marca;
  • Possibilidade de educar e nutrir leads;
  • Aumento do tráfego;
  • Melhora na retenção e fidelização;
  • Controle da reputação.

Impulsionamento nas redes sociais: como usar esta ação para vender mais

O tráfego orgânico nas redes sociais pode levar um tempo maior para acontecer. Por isso, cada vez mais as empresas têm investido em tráfego pago.

De acordo com Resultados Digitais, o Facebook Ads é o sistema de anúncios da família Meta, que inclui diferentes formatos nos diferentes veículos do grupo. Eles incluem tráfego pago no próprio Facebook, o Messenger, o Instagram e anúncios que levam a uma conversa no WhatsApp, por exemplo.

Uma das principais características desta plataforma é a possibilidade enorme de personalização dos anúncios. Ou seja, é possível fazer anúncios bem assertivos, tais como o remarketing.

Mas, afinal, o que é impulsionamento? De acordo com Rock Content, o impulsionamento nas redes sociais, tais como Facebook e o Instagram, consiste no aumento do alcance original de uma publicação em sua página.

Mas o que isso significa? Que determinada publicação, ao invés de impactar apenas um número restrito de usuários, o impulsionamento permitirá que o seu post seja exibido para mais possíveis interessados naquele conteúdo. Ou seja, é uma forma de potencializar o que foi feito.

Assim, o impulsionamento é um recurso relevante para a sua estratégia dentro das redes sociais.

E quais são as principais diferenças entre realizar o impulsionamento e colocar em ação uma campanha de anúncios? Basicamente, a maior diferença entre eles é o objetivo final.

Enquanto o impulsionamento busca mais engajamento e alcance, a campanha de anúncios foca nas conversões. Por exemplo, o anúncio não vai aparecer na linha do tempo da sua página, mas em outras áreas de exposição da rede social, como os stories.

Além disso, como pontua oRock Content, normalmente o anúncio é utilizado para quem tem um objetivo específico para aquela campanha, como conseguir mais conversões.

Gostou de saber mais sobre a importância das redes sociais para os negócios?

E se você está com dúvidas de como usar as redes sociais de maneira mais estratégica para o seu negócio, fale agora mesmo com nosso time de especialistas. A Tague tem soluções individualizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo.