Muito se fala de quantidade na internet, sobre ter X posts por semana para criar engajamento, crescer os números na redes sociais ou cliques no blog e consequentemente vender mais. Mas será que é tão simples assim mesmo? Na internet existem diversos fatores que contribuem na hora do algoritmo recomendar um post para uma pessoa. E é isso que vamos abordar nesta postagem também, então fique com a gente que vamos te explicar tudo!
Vamos começar com uma polêmica, existe uma quantidade certa de postagens que devem ser feitas por semana nas redes sociais e blog? Bom, não existe nenhum consenso sobre um número obrigatório, principalmente quando falamos sobre postagens no blog, contudo ter frequência é essencial. Resumindo, o que você precisa ter em mente é o seguinte:
Redes sociais: Quanto mais melhor, porém a constância é um ponto muito crucial. Não adianta nada fazer um post por dia durante 1 semana se na outra você não tiver nenhuma postagem. Além de perder alcance, a sua marca não é vista, o que influencia diretamente o seu Brand Awareness (ou consciência da marca).
Blog: Não existe um número de postagem ideal, e a constância não é de extrema importância igual as redes sociais, mas ainda é um ponto relevante. O texto precisa ser bem escrito, pensado e desenvolvido para suprir a necessidade do seu público-alvo.
Além de tudo isso que abordamos, existe outro fator que é tão importante como a frequência, a qualidade. Fazer diversas postagens, mas nenhuma que está alinhada com os ideais da empresa, ou que não foi pensado para o público que irá atingir, está fadada a ser apenas mais uma diante de diversas postagens.
Agora que entendemos a importância da frequência, podemos abordar assuntos mais específicos e que necessitam desta constância juntamente com a qualidade para que as postagens da sua empresa possam chegar no maior número de pessoas, e ainda por cima atingir o objetivo que você definiu anteriormente.
Existem três pontos principais que a produção de conteúdo pode trazer para a sua empresa:
Cada um desses itens merece uma postagem a parte, uma vez que cada um deles se relaciona diretamente com a estratégia que você ou sua equipe de marketing desenvolveu. Mas para não te deixar no escuro, vamos deixar uma frase do Gary Vaynerchuk que pode te ajudar a entender ainda melhor a importância do marketing de conteúdo:
“Se você não está colocando conteúdo relevante em lugares relevantes, você não existe.”