Você já ouviu falar do ciclo de vida do cliente? São estágios essenciais que sua empresa precisa saber na hora de conquistar e manter o seu cliente além da compra final.
Temos cinco etapas que um consumidor tradicional passa até realizar a compra de um produto, ou contratar um determinado serviço: segmentação, aquisição, rentabilização, retenção e recuperação. Vamos explicar elas aqui nesta postagem!
A maioria de vocês devem saber o que segmentação é, mas sempre precisamos lembrar disso na hora de preparar uma campanha ou qualquer outra ação estratégica. A segmentação se trata do público-alvo que sua empresa tem ou deseja atingir.
Depois de ter definido o público no qual a sua empresa vai focar, essa é a hora de descobrir e abordar clientes em potencial. É nessa parte que começamos a montagem do custo, então fique bem atento ao seu investimento nesta etapa.
Você tendo conseguido a atenção do seu cliente através de posts impulsionados ou qualquer outra forma, a parte que todo gestor se preocupa entra em ação, a compra efetiva. Esta etapa é a rentabilização, e também a que o custo é maior, até por causa de todas as outras áreas que entram na conta final, como produção e logística.
Depois da compra, temos ainda uma questão muito importante que está relacionada ao cliente voltar a comprar com você novamente, a retenção. É muito ruim para um negócio quando seu consumidor compra apenas uma vez porque isso afeta diretamente o seu custo. Clientes novos custam bem mais do que os fiéis que sempre voltam a comprar com a sua empresa.
Nesta etapa focamos em saber como foi a experiência do seu cliente. Possuir uma avaliação pós venda é fundamental para o cliente se sentir ouvido e satisfeito, principalmente caso sua experiência com o produto for negativa. Com o decorrer do tempo, isso beneficia o jeito que a sua empresa funciona, porque com esse feedback é possível melhorar os produtos e processos internos.