Todo empreendedor entende a importância de ações de divulgação para alcançar o sucesso em seu negócio. Mas uma das maiores dúvidas enquanto empresa anunciante é: qual o melhor veículo de mídia para divulgar o meu trabalho?
O ideal é procurar um profissional qualificado para mostrar todas as possibilidades (que são muitas) desse universo. É preciso saber o público-alvo e também o investimento disponível para a ação pensada. Lembrando que uma comunicação integrada é extremamente importante quando se trata de divulgação.
Antes de falar sobre cada um dos veículos, vamos à classificação dos meios:
Veículos impressos (para serem lidos ou vistos): jornais, revistas.
Veículos externo: outdoor, painéis, banners, luminosos, panfletos, etc.
Veículos auditivos (para serem ouvidos): rádio.
Veículos audiovisuais (para serem ouvidos e vistos): televisão.
Veículos interativos: internet e mídia digital.
Apesar de ser um veículo ameaçado pela internet, jornais revistas e outras publicações periódicas possuem leitores com perfis bem específicos. Esse público se identifica com a linguagem e abordagem desse meio de comunicação. Isso possibilita a segmentação para direcionar um anúncio para o público-alvo exato.
Além disso os impressos são vistos como fontes seguras de informação. Isso significa que, ao estar em um meio em que o público confia, o anúncio também terá mais credibilidade.
O grande problema aqui é o fato do anúncio ficar “velho” em pouco tempo. Quem leu o jornal do dia uma vez, não irá ler de novo e nem abri-lo. É preciso desenvolver uma campanha que chame a atenção e utilizar a frequência necessária para esse público ser atingido.
A publicidade ao ar livre é uma publicidade para as massas, já que todo mundo pode ver. Diferente dos demais veículos que levam a mensagem até o consumidor, ela é percebida casualmente, em meio à paisagem. O impacto visual que provoca por se diferenciar da paisagem habitual chama a atenção e pelo fato de ser vista repetida vezes, tem alto poder de fixação da mensagem. Outra vantagem é a exposição 24 horas por dia.
Panfletos e afins tem o mesmo propósito, mas sofrem com o fácil descarte e a dificuldade da entrega (hoje em dia ninguém quem mais guardar papéis para procurar um servir quando a internet está ao alcance dos dedos).
Porém, devido à rápida visualização, a mensagem fica limitada e é facilmente esquecida. No caso do outdoor e outros materiais impressos, possuem baixa resistência às ações do tempo.
Já foi o tempo em que o rádio transmitia apenas músicas. Agora, além de oferecer entretenimento, o rádio também é uma importante fonte de informação para todos que estão fora de casa e em seus carros, por exemplo. Por meio de spots, programas e patrocínios é possível alcançar um grande número de ouvintes, aumentando a possibilidade de interação de uma marca com o seu público-alvo.
Apesar das especulações que sempre preveem o fim dessa mídia, o brasileiro ainda ouve, em média, 4h40 de rádio por dia. É ainda um grande meio para estratégias de marketing.
O único problema é que o investimento nessa mídia ainda precisa ser alta, comprando-se com outras que atingem ainda mais pessoas.
Mesmo com o surgimento de serviços de streaming como Netflix e Amazon, a TV ainda é uma importante ferramenta de comunicação em massa para divulgação.
Apesar do custo elevado, a televisão é capaz de causar um grande impacto, já que possibilita a escolha de horários, dias e períodos, além de inserção em programas distintos de acordo com público-alvo pretendido. O consumo da TV, principalmente no Brasil, ainda é grande, muito por conta da TV aberta.
Outro ponto forte é a segurança que uma propaganda veiculada nesse tipo de mídia transmite ao público. E além da influência exercida pela mídia televisiva, o fato dos resultados poderem ser observados em um período relativamente curto ajuda nas análises. Entretanto, tanto os custos de produção de peças quanto os valores de inserção são altos. E, nesse caso, se os objetivos esperados não são atingidos, o prejuízo é grande.
Aqui está o terreno fértil para divulgação de serviços e produto. Uma empresa que não se preocupa em criar vínculos na rede, não está preparada para crescer neste mundo que está se tornando cada vez mais digital.E com tantas formas diferentes de se comunicar com o público, é impossível abrir mão do que as mídias online têm a oferecer.
Anúncios no Google, Facebook e Twitter, sites e portais da web são apenas algumas das formas mais conhecidas de divulgação, e, se há uma boa estratégia de marketing envolvida, as chances de engajamento são enormes se comparadas a outras mídias.
Conteúdos também podem ser divulgados como e-mail mkt, branded content, mídia display, posts patrocinados, programática, além do marketing de conteúdo. As vantagens do ambiente digital são a promoção de interatividade, as diversas opções de formatos disponíveis, as possibilidades de segmentação e a grande cobertura, além da interatividade e rapidez de resposta com investimento para todos os bolsos.
A única desvantagem desse tipo de comunicação pode ser o surgimento de dúvidas e uma campanha mal estruturada caso o anunciante não seja familiarizado com essa área. E também por ter a possibilidade de um baixo custo, a competição é muito acirrada.
Foi possível analisar aqui que o leque de opções quando se trata de mídia é gigante. Escolher entre tantos tipos pode até parecer uma tarefa difícil, mas não é.
Na verdade, você não precisa escolher um ou outro: o ideal é associar os tipos de mídias que fazem sentido para sua estratégia, mantendo um controle para que seu público não fique sobrecarregado com tanta informação.
Além disso, você também deve se preocupar em manter uma rotina de avaliação, analisando as ações de forma separada os resultados de cada ação.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!